sábado, 21 de maio de 2011

Fuso Horário Mundial


O mapa ao lado mostra o planeta divido em 24 fusos horários.  A linha central azul passa exatamente sobre o Meridiano de Greenwich e divide a Terra em dois hemisférios: Leste e Oeste.
O fuso horário que começa nessa linha e se estende por toda a divisão amarela é chamado UTC e marca uma importante zona de tempo. É a partir dessa zona que todos os fusos são referenciados e calculados.
O horário UTC é também chamado Horário Universal, já que é amplamente utilizado na aviação, operações de transporte, radiocomunicação e aplicações científicas. Seu uso permite manter a coordenação de tempo entre todas as partes envolvidas, evitando confusões decorrentes dos diferentes fusos e mudanças de horários.
A Hora UTC assegura que independente da localização, todos possam manter a mesma hora de referência.
Mapa de Fusos Horários
No mapa, cada divisão colorida representa 1 hora com relação ao UTC. Divisões à direita estão à frente do UTC enquanto divisões à esquerda estão atrás da Hora UTC.
Dessa forma, quando o horário UTC marcar 12h00, em Brasília serão 09h00, já que a Capital Federal está 3 horas atrás do UTC.
Durante o Horário de Verão brasileiro, quando a hora de Brasília é adiantada em 1 hora, essa diferença cai para 2 horas. Ou seja, o horário de Brasília fica mais próximo do Horário UTC.
Linha Internacional da Data
Outra divisão muito importante é mostrada no canto direito do mapa: a Linha Internacional da Data.
Ela não existe de fato. É uma linha imaginária que obriga a mudança de data. Quando se cruza essa linha de leste para oeste (direita para esquerda), ganha-se 1 dia e ao cruzar no sentido do leste, volta-se 1 dia no calendário.
Curiosidade: Em 1522, após a circunavegação realizada por Fernão de Magalhães,o Papa Adriano VI acreditou que era possível voltar no tempo simplesmente atravessando a Linha Internacional da Data e chegou a propor sua proibição. Depois que lhe explicaram do que se tratava, Adriano VI compreendeu e aceitou a convenção.
Zonas de Tempo Internacionais
Apesar de ser um método engenhoso de calcular o tempo nas diversas regiões da Terra, a sistema de fusos horários do mapa é usado apenas como referência.
Na prática, cada país adapta os fusos horários de acordo com suas particularidades, entre elas a geografia e a dimensão do país e os interesses políticos e econômicos.Isso resultou nas chamadas zonas de tempo, uma série de padrões que refletem exatamente o horário em diversas regiões do planeta.
Existem diversas zonas de tempo, mas as mais conhecidas são as mostradas na tabela ao lado. Nas tabelas acima vemos a hora exata nas diversas zonas de tempo empregadas na América do Norte, Austrália e Europa, bem como a diferença com relação ao UTC de cada uma delas. Tanto nas zonas de tempo da Austrália como na América do Norte, a expressão Daylight significa "Horária de Verão”, enquanto a expressão Standard significa o horário padrão. Nas zonas de tempo da Europa, o horário de verão é chamado Summer Time. Neste continente a hora de verão se inicia às 02:00 UTC do último domingo de cada mês de março, quando os relógios são adiantados em 1 hora, e termina às 02:00 UTC do último domingo do mês de outubro. Em Portugal e Reino Unido, a hora padrão coincide com a hora UTC.

Nenhum comentário: